Resumo

O presente estudo aborda as concepções e práticas dos professores de Educação Física de escolas públicas Estaduais, organizadas por Ciclos de Formação, do Município de Sinop - Mato Grosso. O objetivo deste estudo é o de compreender o currículo de Educação Física que está sendo gestado pelos professores de Educação Física do terceiro ciclo, e se ele contempla as concepções da proposta curricular organizada por ciclos implantada na rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.. Para tanto, as questões que guiam este estudo são, qual a concepção de Educação Física escolar têm os professores de Educação Física que atuam na escola organizada em Ciclos de Formação humana em Sinop? Em que concepção de Educação Física Escolar se dão as práticas pedagógicas dos professores que atuam nas escolas organizadas em Ciclos de Formação humana em Sinop? Este trabalho toma como orientação estudos precedentes que procuraram mostrar as diferentes concepções ou abordagens teóricas do currículo de Educação Física Escolar e as propostas curriculares por ciclos no Brasil e no sistema educacional organizado por ciclo de Formação humana de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados entrevistas, observações e análise documental. Os documentos oficiais utilizados neste estudo foram a Proposta da Escola Ciclada de Mato Grosso (2000) e os Projetos Políticos Pedagógicos escolares do ano de 2007. Este estudo evidencia o currículo de Educação Física escolar concebido e gestado pelos professores de Educação Física em Sinop, revelando as necessidades de mudanças e a possível efetivação da proposta curricular organizada por Ciclos de Formação Humana implantada na rede Estadual de ensino de Mato Grosso.