A educação física e a aceitação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah) no âmbito escolar
Por Priscila Ferreira das Neves (Autor), Adriana Bispo Rodrigues (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 6, 2022.
Resumo
O TDAH vem causando muita preocupação, frustração e até mesmo angustia para os pais. No primeiro momento ao descobrir que o filho tem um comportamento diferente dos demais e as queixas começam a aparecer, da escola, da família, do grupo social, a experiência é terrível. Relacionar os estudos na área do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e a contribuição da educação física escolar no auxílio de crianças e adolescentes para um convívio mais adequado com esse distúrbio neurobiológico. O presente estudo é uma revisão de literatura sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no âmbito escolar, sendo realizada a pesquisa por artigos científicos no banco de dados do Scielo, Periódicos Capes, Pubmed e Google Acadêmico. Encontramos que o discurso dos profissionais da área de saúde e da área educacional mantém a ideia generalista de que a prática da atividade física tende a beneficiar o grupo com TDAH. A atividade física é indicada para pessoas com TDAH porque eles precisam canalizar sua energia. Como eles precisam se ocupar o tempo todo, esportes agrada muitas crianças e adolescentes, apesar disso levar aos tombos e machucados com frequência.