Resumo
Esta pesquisa de Mestrado está inserida na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Tem como principal objetivo identificar se ocorre a prática pedagógica interdisciplinar entre os professores de Educação Física e pedagogos que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEINFs), administrados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da cidade de Campo Grande/MS. Buscou-se, como objetivos específicos: a) compreender e identificar a concepção de criança-infância na perspectiva dos estudiosos da educação e no contexto atual com base na Sociologia da Infância; b) caracterizar quem são os professores que atuam nos Centros de Educação Infantil; c) identificar quais são as orientações relacionadas às práticas interdisciplinares e acompanhamentos realizados pela Secretaria de Educação aos professores de Educação Física. Esta pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, utilizou-se como instrumento metodológico um questionário-convite, que foi entregue a 111 professores que atuam nos 100 CEINFs, com devolutiva de 106 deles, e que tinha como objetivo caracterizar quem são os profissionais de Educação Física que atuam nos CEINFS. Na segunda etapa, o instrumento metodológico aplicado foi a técnica do grupo focal, no qual participaram 10 professores que representaram 17 CEINFs, tendo em vista que alguns atuam em mais de uma instituição. Nessa etapa também foi aplicada uma entrevista semiestruturada com duas técnicas da Secretaria de Educação. A partir da análise dos dados da pesquisa, foram elencadas duas categorias gerais: a) elaboração do planejamento; e b) práticas pedagógicas interdisciplinares. Essas categorias apontaram que, embora haja tentativas de práticas interdisciplinares, existem dificuldades e desafios a serem superados pela SEMED e professores, como a revisão de horários de planejamento. A pesquisa também desencadeou reflexões a respeito da importância do diálogo entre professores, direção e Secretaria de Educação.