Resumo

O estudo parte do Programa Educação com Movimento (PECM), implementado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em 1997, e toma como objeto a interdisciplinaridade. O PECM se baseia em uma perspectiva de trabalho coletivo, inserindo o professor de Educação Física (EF) na educação infantil (EI) e nos anos iniciais do ensino fundamental (AI), com base em uma parceria pedagógica de atuação com o professor pedagogo. A finalidade do programa é a ampliação da experiência corporal dos alunos por meio de intervenção pedagógica interdisciplinar e integrada aos conteúdos de ensino ofertados pelo pedagogo, conforme é preconizado no Currículo da Educação Básica do Distrito Federal. No contexto em que vivemos hoje, é importante repensar o fenômeno interdisciplinar e suas origens, que desencadearam uma nova forma de pensar sobre a humanidade e o mundo. Ao abordar a interdisciplinaridade, é conveniente compreender terminologias e conceitos vizinhos para uma melhor apreensão do termo. O conceito de interdisciplinaridade apresenta uma polissemia de sentidos e, ainda, constitui sentidos móveis que necessitam de exemplos e associações para sua elucidação. Na presente pesquisa, sublinhou-se o componente interdisciplinar almejado pelo PECM, observando-se que sua referência o situa como justificativa fulcral ao seu desenvolvimento. Portanto, o objetivo foi compreender como se configura a interdisciplinaridade no PECM por meio dos documentos nos quais o programa se fundamenta e em face àquilo que está consignado no texto do próprio programa. Para tanto, foi necessária ampla revisão de literatura acerca da interdisciplinaridade e sua interface com a EF. Pautado por uma abordagem qualitativa, o delineamento metodológico da pesquisa assumiu a documentação indireta com a pesquisa documental como fundamento orientador de produção de dados. Para o tratamento dos dados, foram utilizadas a técnica de análise documental, com o programa de análise qualitativa MAXQDA, e a análise de conteúdo, com a metodologia de Bardin. Como principais resultados, podemos destacar que todos os documentos apresentam a interdisciplinaridade como um aspecto importante na ação pedagógica. No entanto, a falta do conceito e de um debate mais profundo a respeito do tema pode impactar nas ações pedagógicas interdisciplinares, uma vez que não se sabe ao certo o que e como fazer. Um grande avanço foi identificado com este estudo, que é a destinação do espaço/tempo, condição necessária e indispensável para que a interdisciplinaridade aconteça. Os documentos analisados, de forma geral, apresentam aspectos importantes ao processo de elaboração das ações interdisciplinares, mas também apresentam lacunas que podem dificultar a implementação de ações como essa.

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