Resumo

O presente texto apresenta-se na forma de dissertação. O tema aqui privilegiado insere-se entre os que teorizam o currículo e a construção do projeto político-pedagógico considerando as relações trabalho-educação, bem como, as problemáticas significativas da prática pedagógica e da política educacional atual, inerentes às reflexões acerca da organização do trabalho pedagógico da escola. O objeto de estudo desta pesquisa considera a prática na intervenção sócio-pedagógica como o eixo articulador do conhecimento no currículo e o trabalho de pesquisa como princípio na construção teórica. Para sustentar tal discussão foram investigadas: as condições objetivas acerca da construção do projeto político-pedagógico situadas na literatura crítica em Educação Física; os referenciais críticos em educação que tratam de questões afetas ao campo da organização do trabalho pedagógico pela via da construção do projeto político-pedagógico e ainda a reflexão acerca das implicações do documento de currículo do MEC, materializado nos PCN de Educação Física que constituem-se um indicador para um projeto político-pedagógico na área. O objetivo, em geral, deste estudo foi estabelecer um diálogo da teoria pedagógica crítica-superadora (SOARES et al, 1992; TAFFAREL, 1996,1997; ESCOLAR, 1997) em Educação Física com a produção do projeto político-pedagógico (VEIGA, 1997,1998) na perspectiva crítica de currículo (SILVA e MOREIRA, 1995) buscando, apontar possibilidades de organização do trabalho pedagógico que dêem conta das exigências da prática pedagógica numa perspectiva superadora.Considerando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, aponta para a autonomia da escola e para a construção do projeto pedagógico sob o princípio da gestão democrática e, que este apontamento constitui uma luta histórica na educação entende-se que, pesquisas direcionadas para a organização do trabalho pedagógico dos professores de Educação Física, possam analisar como tais alterações, contradições e paradoxos no campo desse reordenamento legal se interrelacionam com o processo de trabalho pedagógico na apropriação e produção do conhecimento na escola.Nesse processo buscou-se estabelecer relações com os seguintes objetivos específicos: a) levantar questões inerentes à produção teórica acerca do projeto político-pedagógico, enquanto via possível para a reflexão e diálogo crítico com a organização do trabalho escolar; b) apreender os nexos da pedagogia crítica em Educação Física e a construção do projeto político-pedagógico; c) refletir sobre algumas das implicações do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), como indicador de um projeto político-pedagógico para área de Educação Física escolar; d) contribuir para o desenvolvimento do referencial teórico-metodológico da pedagogia crítico-superadora no campo da produção do projeto político-pedagógico da escola.Nesta pesquisa bibliográfica os objetivos foram desenvolvidos tendo como referência os desafios da prática pedagógica da Educação Física, no sentido de atuar em situações complexas na produção de conhecimento científicos. Tem-se como categorias teóricas: a organização do trabalho pedagógico, o projeto político-pedagógico e a produção do conhecimento. Tais categorias potencializam-se pela necessidade de análise e reflexão da literatura crítica a respeito da articulação entre as possibilidade de práticas pedagógicas superadoras no campo da construção do projeto político-pedagógicos em Educação Física.Por isso, estudos como esse podem se constituir em uma importante contribuição teórico metodológica para que se avance no campo crítico em Educação Física escolar com possibilidades teóricas, permitindo a ampliação da produção acerca da articulação entre a pedagogia crítico-superadora e a organização do trabalho pedagógico com vistas à construção do projeto político-pedagógico. Com isso, o estudo viabilizou uma análise acerca das possibilidades de construção de um projeto político-pedagógico vinculado à teorização crítica em Educação Física (crítico-superadora) como forma de superação dos desafios da organização do trabalho pedagógico da escola capitalista, com base na prática pedagógica, o que pode incidir na alteração de percepções, concepções e comportamento/atitudes, dos envolvidos no processo de gestão escolar. Neste sentido apontou-se para pressupostos teórico-metodológicos que compreendem a Educação Física inserida num projeto político-pedagógico sob as bases da teorização crítica de currículo na gestão participativa e democrática: a partir dos princípios da unidade metodológica, da interdiciplinaridade, do trabalho coletivo, da auto-organização dos alunos, bem como da apreensão da Dialética Materialista Histórica como teoria de conhecimento que deverá orientar a organização do trabalho pedagógico (FREITAS, 1995; TAFFAREL, 1996; ESCOBAR, 1995), no sentido de contribuir com a superação das contradições relacionadas à reprodução de práticas conservadoras e tradicionais que encontram-se desarticuladas de práticas pedagógicas comprometidas com a produção de um projeto político-pedagógico que se materialize superador. Enfim, este trabalho foram construído permeado de preocupações acerca da organização do trabalho pedagógico escolar tendo como referência o desenvolvimento da função crítica da Educação Física e seu compromisso ético de intervenção na realidade e, portanto sua vinculação com o projeto político-pedagógico.

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