Resumo
O Centro Educacional Anísio Teixeira é uma escola particular localizada na cidade do Rio de Janeiro que se auto-identifica como progressista. A instituição na década de 1980 se transformou em uma sociedade sem fins lucrativos, construindo uma nova maneira de trabalhar a educação, cuja aplicabilidade é garantida pelo corpo de funcionários e docentes. Nessa instituição a formação corporal não se limita à Educação Física (EF), todos os alunos, a partir do segundo período (CA à 3ª série do ensino fundamental), possuem em seu currículo aulas na oficina de artes (música, teatro, corpo e artes plásticas). Neste contexto, a pesquisa busca compreender como a EF participa do projeto de formação corporal nesta escola. O objetivo é levantar uma base de dados que possa iluminar a construção de propostas pedagógicas de educação corporal, bem como observar os obstáculos e avanços que a educação física vive, na medida em que a formação corporal no currículo não está restrita à disciplina de EF. Os resultados apontam que a escola perfila numa perspectiva progressista, entretanto, a construção de um projeto que pense a formação corporal ainda enfrenta desafios, como a falta de um trabalho sistematizado e a abertura de diálogo com os profissionais de outras áreas, principalmente da EF. A EF e outras disciplinas, também voltadas para a formação corporal, vivem conflitos de ordem pedagógica e de emulação de status. Todavia, esse deve se encarado como positivo no espaço da construção de projetos democráticos na educação.