A Educação Física e os Primeiros Socorros: a Ação do Professor Diante dos Cuidados Primários nos Momentos de Urgência na Escola
Por Darley Lima Oliveira (Autor), Rogério Othon Teixeira Alves (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 6, 2015.
Resumo
Introdução: A escola tem o dever de salvaguardar a integridade física do aluno. Assim, os Primeiros Socorros devem estar ligados diretamente no desenvolvimento das atividades físicas das crianças e adolescentes no ambiente escolar. Objetivo: Analisar e descrever o conhecimento dos professores de Educação Física sobre Primeiros Socorros na cidade de Montes Claros. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se como sendo do tipo descritivo, com corte transversal e de caráter quali-quantitativo. Foram selecionadas aleatoriamente cinco escolas da rede pública Municipal e Estadual da cidade de Montes Claros – MG, para a realização do estudo. Resultados: A média de idade dos participantes da pesquisa está distribuída entre 27 e 43 anos de idade, com média de 33,80. Sendo que quatro professores declararam que atua na área há mais de 10 anos. Em relação a disciplina de Primeiros Socorros durante a graduação, nove professores responderam que tiveram tal disciplina e apenas um professor especificou que não teve a disciplina. Diante da qualidade da Disciplina, duas pessoas responderam que foram insuficientes, sendo representado por 20%. Três responderam que sim/suficiente totalizando 30%, apenas um respondeu ótimo/atende as necessidades para atuação na escola, sendo 10%, dois professores declararam que houve muita teoria, mas pouca prática; e apenas um participante da pesquisa respondeu que não lembra como foi desenvolvimento da disciplina, e um entrevistado não respondeu a esse questionamento.