Resumo

O presente texto é um breve relato de experiências de três docentes do Colégio Pedro II, no Campus Realengo I, na cidade do Rio de Janeiro, no ano letivo de 2020/2021. As experiências foram realizadas com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano) e trazem pistas acerca do trabalho docente atravessado pelo momento histórico em que uma pandemia por Covid-19 assola a população mundial. O texto se apresenta a partir de narrativas que fazem tecituras com noções de infâncias, experiências lúdicas, escuta, relações dialógicas e reinvenções docentes para uma Educação Física em tempos remotos, em que o distanciamento social seguro impede a presença no chão da escola, nos convocando a atividades síncronas e assíncronas com crianças. Traz desdobramentos do projeto Corpo: memórias, história e movimentos, a  partir das memórias e das narrativas orais, escritas, imagéticas trazidas pelas crianças e problematizadas pelos temas da cultura corporal.

REFERÊNCIAS

BARROS, M. Memórias Inventadas: O apanhador de desperdícios. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Colégio Pedro II. Projeto Político Projeto Político Institucional. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2018.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GALLO, Silvio. Infância e poder: algumas interrogações à escola. In: KOHAN, W. (Org.). Devir criança da Filosofia: infância e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

______. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2008.

GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2008.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. WMF Martins Fontes, 2013. Introdução.

KOHAN, W.O. 2004. A infância da educa-ção: o conceito devir-criança. In: W. O . KOHAN (ed.), Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro, DP&A, p. 51-67

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Tradução: Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Acessar