A Educação Física em Meio à Pandemia de Covid-19 Relato de Uma Experiência no Ifsul/pelotas
Por Fabiane de Oliveira Schellin (Autor), Fabiana Celente Montiel (Autor).
Resumo
O artigo objetiva relatar a experiência e principais aprendizados dos/as estudantes participantes do projeto de ensino “Educação Física e Sociedade”, ofertado ao Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (IFSul/Pelotas) em 2020. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência. O corpus foi composto por: projeto e plano de ensino; descrições das atividades síncronas e assíncronas; relatório final; textos reflexivos dos/as estudantes. O projeto promoveu a problematização das seguintes temáticas: Barreiras e possibilidades para a prática de Atividades Físicas no contexto da pandemia; Esporte enquanto direito social e as desigualdades sociais; Esporte e suas potencialidades nas discussões de gênero e racismo. Por meio da experiência e dos relatos finais dos/as estudantes legitimamos a Educação Física como um espaço para discussões e contribuições capazes de auxiliar na transformação da realidade social, no desenvolvimento integral do ser humano, sob as dimensões pedagógicas, sociológicas e filosóficas.
Referências
ADELMAN; Miriam. Mulheres no Esporte: Corporalidades e Subjetividades. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 01, p. 11-29, jan./abr. 2006.
ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; MONTIEL, Fabiana Celente; ZITZKE, Viviane Aquino. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Revista EDUCITEC, Manaus, v. 6, Ed. Esp., e150120, 2020.
ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 205-221, jul. 2017.
BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, maio, 2003.
CARTA CAPITAL. Um olhar para a desigualdade escolar em tempos de
pandemia. 25 maio 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/um-olhar-para-a-desigualdade-escolar-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 04 nov. 2020.
FORTES, Milena de Oliveira; AZEVEDO, Mario Renato; KREMER, Marina Marques; HALLAL, Pedro Curi. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e conteúdos. Journal of Physical Education, Maringá, v. 23, n. 1, p. 69-78, jan./abr. 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GARCIA, Rafael Marques; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. A opinião de atletas e treinadores de voleibol sobre a participação de mulheres trans. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26068, jan./dez. 2020.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Rev. Bras. Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 143-151, 2005.
MACHADO, Roseli Belmonte; FONSECA, Denise Grosso da; MEDEIROS, Francine Muniz; FERNANDES, Nícolas. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. e26081, dez. 2020.
OLIVEIRA, Pedro Ferreira Alves de; DUTRA, Maurílio Tiradentes; SALES, Marcelo Pereira Magalhães de; ASANO, Ricardo Yukio; SOTERO, Rafael da Costa; CUNHA, Verusca Najara de Carvalho. A importância do esporte como política pública no Brasil. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, ano 16, n. 162, nov. de 2011.
RAUEN, Fábio José. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul - SC: Nova Era, 2006.
SALES, Leydiane Vitória; ALMEIDA, Neil Franco Pereira de. Diversidade racial e educação física escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2013). Conexões, Campinas, v. 13, n. 1, p. 129–161, 2015.
SANTOS, Mariana Silva; HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; RODRIGUEZ-AÑEZ, Ciro Romélio. Prevalência de barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Rev. Bras. Epidemiol., São Paulo, v. 13, n. 1, p. 94-104, mar. 2010.
SILVA, Maria Eleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira. Reflexos da pandemia na Educação Física escolar: uma reflexão possível à luz de Paulo Freire. In: SILVA, Maria Eleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira (org.). Pressupostos freireanos na Educação Física escolar: ação e movimentos para a transformação. Curitiba: CRV, 2020. p. 25-48.
SILVA, Antonio Jansen Fernandes da; PEREIRA, Bryan Kenneth Marques; OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de; SURDI, Aguinaldo Cesar; ARAÚJO, Allysson Carvalho de. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020.
SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da; SCHILD, Patrícia Silva Yuk; GIUSTI, João Gilberto Mattos; PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 1–7, 2021.