Resumo

A motricidade humana pressupõe um “ (…) paradigma emergente, anti-dualista e holístico, expressão na passagem do físico ao motor, em que a Educação Física é a pré-ciência da Ciência da Motricidade Humana ou como ramo pedagógico desta ciência” (Sérgio, 1994). Manuel Sérgio Vieira e Cunha Professor Catedrático, sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana, da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana e autor de mais de duas dezenas de livros e de inúmeros artigos científicos e pedagógicos, dedicou grande parte da sua vida a questionar o enquadramento epistemológico da Educação Física e do Desporto. É no domínio da Filosofia do Desporto - pouco conhecido entre os portugueses - que o Professor Manuel Sérgio fez História. Considerado por muitos o criador da Ciência da Motricidade Humana, descreve o método da complexidade e questiona uma Educação Física centrada apenas no físico. Atendendo ao percurso e contributo da obra pedagógica de Manuel Sérgio na Educação Física em Portugal, o presente estudo pretendeu divulgar a sua obra e o seu contributo pedagógico bem como a sua trajectória como homem inserido numa sociedade e num tempo tendo por base metodológica o modelo isomórfico, de representação realista e simplificada. Além do enquadramento e articulação da obra, personagem e as circunstâncias históricas que o envolveram, numa totalidade coerente, recorremos a técnicas de observação indirecta nomeadamente a entrevista à personagem central da nossa investigação e a inquéritos por questionário junto de 50 docentes do grupo de Educação Física nos vários graus de ensino (básico, secundário e superior). Da análise dos dados relativos aos inquéritos aplicados, concluímos: que a maioria dos docentes que conhecem a obra pedagógica do professor Manuel Sérgio terminou a sua licenciatura antes de 1990 e todos eles consideram a sua obra de extrema importância.

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