A Educação Física no Ensino Médio - Período Noturno: Um Estudo Participante
Resumo
O presente estudo caracterizou-se por ser do tipo participante e teve como objetivo geral analisar a viabilidade do desenvolvimento da disciplina Educação Física no ensino médio, período noturno, por meio de uma proposta metodológica de Ensino Aberto. O estudo constituiu-se de quatro etapas básicas de desenvolvimento que foram: primeira, diagnóstico geral da situação da Educação Física no CAIC/UEM- turno noturno,- segunda, elaboração de uma proposta participativa para o desenvolvimento da Educação Física, baseada na metodologia de Ensino Aberto,- terceira, desenvolvimento da proposta durante um semestre envolvendo as turmas de segundo ano dos cursos de Educação Geral e Auxiliar de Enfermagem e,- quarta, avaliação das ações desenvolvidas pelo estudo durante o semestre. Como resultado geral, pôde-se concluir que a Educação Física é plenamente viável de ser desenvolvida dentro do ensino noturno, com conteúdos significativos e de valor para seus participantes. Não houve nenhuma queixa ou comentário que desabonasse as estratégias adotadas e as ações desenvolvidas. Como ponto final do estudo, sugere-se que estudos da mesma natureza sejam desenvolvidos nas demais áreas do conhecimento, no período noturno, para que possam contribuir para uma mudança significativa da formação hoje ofertada ao aluno trabalhador.