Resumo

O sistema educacional brasileiro apresenta problemas similares tanto no ensino diurno quanto no noturno. Todavia, no ensino noturno ao que tudo indica as dificuldades são bem maiores. Apenas para exemplificar, no ensino noturno a escola recebe na sua maioria alunos que necessitam trabalhar para ajudar em casa. Esta fato inerente na sua grande parte ao ensino noturno já merece estudos. Assim sendo, buscou-se compreender como é a prática pedagógica - bem como conhecer as opiniões dos envolvidos no processo - da Educação Física no noturno considerando o aluno-trabalhador. Estabeleceu-se, assim, visitas às escolas com o objetivo de conhecer melhor a realidade via professores e alunos. Os dados foram colhidos através de questionários, de conversas informais e da observação do dia a dia do profissional. Foram escolhidas três escolas públicas da rede estadual na cidade de Uberlândia, MG, para realizar a pesquisa, sendo uma escola central, uma escola intermediária e uma da periferia. As séries escolhidas para a coleta de dados foram as 5a séries, onde normalmente são iniciadas a prática da Educação Física. A análise dos dados colhidos sugere um desconhecimento por parte do profissional em Educação Física ao lidar com o aluno-trabalhador. O trabalho enquanto fenômeno humano não interfere na prática pedagógica deste profissional, tanto no planejamento geral, quanto no conteúdo ministrado, isto é, a ligação da escola com o mundo do trabalho do aluno não ,acontece.

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