Resumo

Tomando como base três obras recentes que discutem a Educação Física escolar em nível nacional pude identificar diferentes perspectivas em relação a sua prática. São elas: Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores, 1993), Educação de Corpo Inteiro - teoria e prática da Educação Física (Freire, 1992) e Educação Física Escolar - fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (Tani et al, 1988). A partir desta análise busquei identificar suas semelhanças, diferenças e limites. Entendo a Educação Física como uma disciplina curricular que tem um conteúdo a ser trabalhado que é de suma importância na formação da criança, procurei identificar as seguintes categorias segundo a visão mostrada em cada uma das obras: a) a concepção de Educação Física; b) a concepção de ser humano; c) o objeto de estudo da Educação Física; d) objetivo desta disciplina curricular; e) a relação da Educação Física com as outras disciplinas curriculares; f) o papel da escola dentro do contexto da Educação Física; g) os procedimentos metodológicos utilizados para o ensino da Educação Física. Feita essa análise identifico na obra do Coletivo de Autores uma concepção mais ampliada de Educação Física, ser humano e movimento, o que me permite destacar sua relevância para um melhor entendimento dessa disciplina curricular e sua concretização na prática cotidiana das aulas de Educação Física.