A Educação Física Escolar, As Tecnologias Digitais E A Pandemia Da Covid-19 No Semiárido Potiguar: Uma Narrativa Autobiográfica
Por Jorge Alexandre Maia De Oliveira (Autor), Allyson Carvalho De Araujo (Autor), Rayanne Medeiros Da Silva Souza (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
As sociedades vêm passando ao longo da história por transformações políticas, sociais, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Nesse sentido, os recursos midiáticos vêm interferindo significativamente em nossos modos de pensar, sentir e agir no mundo, influenciando inclusive na forma de nos relacionarmos e produzirmos conhecimento (ARAUJO, BATISTA e OLIVEIRA, 2016). Afunilando esse contexto para a área da Educação Física escolar, Oliveira e Miranda (2016) dizem que esse componente alça um lugar privilegiado ao pensar as novas aprendizagens e os multiletramentos que emergem das práticas da cultura digital, ao tematizar o corpo, o movimento e as possibilidade de tomá-los como linguagem, cultura e espaço privilegiado para a construção do conhecimento, superando a separação corpo-mente. Fonseca et al (2020) falam do crescimento do uso de dispositivos tecnológicos e a promoção novos arranjos no cenário de consumo e circulação de artefatos que concorrem para a vivência das práticas corporais. O cenário de habilidades relacionadas ao uso das tecnologias digitais, transposto para a educação, fez florescer nas últimas décadas uma série de propostas de alfabetização/letramento que evidenciam a urgência de se pensar tanto em novos conteúdos quanto em outros modos de ensinar e aprender relacionando-se com as mídias e tecnologias digitais (PEREIRA, 2014).