A Educação Física Escolar na Cidade de Pelotas, Rs: Contexto das Aulas e Conteúdos
Por Milena de Oliveira Fortes (Autor), Mario Renato Azevedo (Autor), Marina Marques Kremer (Autor), Pedro Rodrigues Curi Hallal (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 1, 2012.
Resumo
O objetivo do estudo foi descrever os conteúdos e ações dos professores no contexto da Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS. Estudo transversal de base escolar foi realizado, totalizando 240 observações em 68 turmas. O System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) foi utilizado como instrumento para avaliar as aulas de Educação Física. Observou-se que o “jogo livre” (45,3%) foi a estratégia metodológica mais utilizada nas aulas. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais freqüentes e a ação dos professores caracterizada como “outras tarefas” ou “observando atividades” foram as mais observadas. A participação dos professores no contexto das aulas foi baixa, refletido pela demasiada utilização do “jogo livre”. Tal situação precisa ser repensada com urgência, sob pena de os próprios profissionais da área estarem reforçando um quadro de incertezas sobre a contribuição e a importância da Educação Física na escola.