Resumo

O presente estudo teve por objetivos verificar as influências da utilização da Metodologia Funcional Integrativa (MI) sobre a aprendizagem social e sobre a atitude dos alunos em relação às aulas de Educação Física e, desta forma, contribuir para a busca de novos modelos pedagógicos para a Educação Física brasileira no sentido de uma maior adequação às finalidades educativas. Objetivou, também, questionar a adequação da atual metodologia do ensino dos desportos nas escolas (MT) através da comparação dos resultados desta com os da Metodologia Funcional Integrativa em termos de aprendizagem social. Participaram desta pesquisa os alunos das 6as séries A, B, C, D, E, F e G da Escola de I e II Graus Professora Margarida Lopes, do distrito de Camobi, no Município de Santa Maria - RS. O grupo experimental foi composto pelos alunos do sexo masculino das 6as. séries A e B, formando os alunos das outras séries o grupo controle. O grupo experimental, composto por 39 alunos, participou de onze aulas que tiveram como tema a introdução do jogo de basquete e nas quais foi objetivado, intencionalmente, o aprendizado social aqui inferido a partir dos registros de comportamentos de interação social. A Metodologia Funcional Integrativa proposta a partir deste estudo fundamenta-se basicamente: a) No conceito recreativo da educação do gesto desportivo que prevê o ensino dos desportos através de séries metodológicas de jogos; b) Na apresentação de jogos rudimentares aos alunos, com o objetivo de que estes criem os seus próprios papéis representativos; c) Na ação pouco manipulativa do professor, ou seja, num nível mínimo de diretividade e d) Na idéia de que a aula de Educação Física deve ser um campo de ação e vivência social e ser geradora de motivação para a prática permanente de atividades físico-desportivas. Os dados foram obtidos através de instrumentos elaborados para o presente estudo que consistiram: a) Sistema de Registro de Comportamentos de Interação Social (SIRCIS), baseado num sistema de categorias que foram operacionalizadas em três dimensões (positiva, neutra e negativa). As categorias são: 1. Nível de Participação; 2. Contatos Sociais; 3. Formação de Sub-Grupos; 4. Participação na resolução de conflitos; 5. Aceitação de Mudanças de Regras e 6. Sugestões de mudança de regras/Expressão de Idéias; b) Questionários inicial e final para a apreensão da atitude dos alunos em relação às aulas de Educação Física. Os resultados dos registros dos comportamentos positivos, neutros e negativos foram analisados quantitativamente, através de somatórias, médias e percentagens. A significância das diferenças entre os resultados da MFI e da MT foi verificada, estatisticamente, através do teste do Qui-quadrado. Os resultados obtidos a partir dos questionários foram analisados, qualitativamente, através de um procedimento hermenêutico, a análise de conteúdo. A partir da análise dos resultados, é válido supor-se que a utilização da Metodologia Funcional Integrativa proporciona a emergência de maior número de comportamentos de interação social positivos nas aulas de Educação Física, quando comparada com as aulas desenvolvidas com a Metodologia Tradicional. Isso implica dizer que a MFI proporciona um maior nível de participação, maior intercomunicação dos alunos, maior participação na resolução dos conflitos surgidos em aula, maior número de sugestões de mudanças nas regras e de expressão de idéias por parte dos alunos. Constatou-se, também, após a participação nas aulas da MFI, que novos enfoques foram dados pelos alunos em relação às finalidades e aos valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Com base nos resultados, foram dadas sugestões para novas pesquisas nessa área. A importância deste estudo consideramos ser o desenvolvimento de uma proposta para o ensino dos jogos desportivos nas escolas, através da qual possam ser alcançados, de forma mais efetiva, os objetivos educacionais estabelecidos e almejados pela Educação Física Escolar.

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