A Educação Física Escolar e as Representações de Gênero: Análise a partir da Rede Municipal de Ensino de São José (Santa Catarina – Brasil)
Por Thaís Rodrigues de Almeida (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Neste trabalho propomos realizar uma análise sobre questões profundamente culturais e sociais, atreladas à educação de corpos de meninos e meninas no que tange à Educação Física no contexto escolar. Tais problemáticas provêm da análise crítico reflexiva de situações vivenciadas cotidianamente nos processos educativos, e refletem a preocupação em articular teorizações advindas das epistemologias feministas na busca por fomentar propostas e efetivas práticas pedagógicas numa visão transformadora acerca dessas temáticas. Observamos neste estudo, as questões de gênero envolvendo as múltiplas formas de socialização através das quais nossos educandos(as) aprendem e apreendem representações de feminilidades e masculinidades. Esta pesquisa, foi realizada através da observação e registro de práticas pedagógicas de professores de Educação Física na Rede Municipal de ensino de São José (Santa Catarina – Brasil), através da análise documental de planejamentos, planos de aulas e observação de aulas e práticas pedagógicas como jogos, aulas teóricas, incorporação de situações-problema, e entrevistas com docentes de Educação Física. As produções textuais e entrevistas, foram analisadas sob uma ótica foucaultiana ante os materiais escritos, os discursos e as subjetividades expressadas pelos/as docentes. Nossas análises apontam que concepções de atividades culturalmente restritas para meninos e meninas, assim como a valorização ou depreciação daqueles(as) que enquadram-se, ou não, nas representações normativas, ainda estão fortemente arraigadas na cultura escolar. Refletir sobre os discursos envolvendo gênero e sexualidade, denota adentrar num campo imerso em relações de poder, onde os silêncios e a negação destas temáticas na base das propostas curriculares têm muito a nos dizer enquanto lugar de disputas por representações. Destacamos ainda, a positiva recepção dos(as) docentes (as) e os resultados significativos no que tange à busca pela ressignificação das suas práticas relacionando à perspectivas inclusivas e de equidade envolvendo discursos de gênero e sexualidade na Educação Física Escolar