Resumo

O presente resumo constitui-se em um relato de experiência acerca de uma intervenção sobre diversidade étnico-racial, desenvolvida na disciplina de Práticas Curriculares I, no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A intervenção foi aplicada em uma escola da rede municipal de educação na zona oeste do município de Natal, situada em uma área periférica, com o objetivo de observar como a temática “diversidade étnico-racial” era desenvolvida nas aulas de Educação Física escolar. Observando a necessidade em contribuir com a temática na escola, frente à sua baixa abordagem nas aulas, foi realizada uma intervenção, na qual foram abordados conteúdos pertinentes sobre a temática, articulando-se aos saberes da Cultura de Movimento. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores, de modo a compreender como a temática era abordada em suas aulas. Decorreram-se, também, o registro das aulas, e observações pertinentes foram realizadas. Todos os dados observados foram analisados para a construção de um planejamento para a sequência de encontros.

Acessar