Editora Editora CRV. Brasil 2017. 152 páginas.

Sobre

A presente obra apresenta um pouco das ações e experiências desenvolvidas em alguns Colégios de Aplicação no Brasil, relatando propostas, reflexões e vivências realizadas dentro de seus muros, mas que buscam levar esses conhecimentos e saberes para fora de seus limites, refletindo suas práticas contextualizadas à realidade nacional. Os textos circunscritos à obra abordam temas sobre: o processo de construção do conhecimento ancorado pelo afeto na relação professor e aluno; a inclusão de pessoas com deficiência como uma prática espontânea, mas também intencional, nas aulas nos colégios de aplicação; saberes da Educação Física Escolar, ou seja, os conteúdos de ensino-aprendizagem, ainda como um tema carente de consensos por parte da comunidade da Educação Física; a função político-social da educação escolar e as estratégias de fortalecimento dos processos democráticos no cotidiano escolar; algumas considerações sobre o debate do enfrentamento acerca das problemáticas da retenção/evasão no CAp-UERJ; as condições de trabalho e o nível de satisfação profissional dos professores que atuam no CAp-UERJ; a ‘saúde’ no contexto da Educação Física Escolar: possibilidades para a prática docente nos colégios de aplicação e aulas de ginástica no Ensino Médio e formação cidadã dos discentes. Neste sentido, nosso livro convida o leitor a desvendar possibilidades de caminhos educacionais, em especial a da Educação Física, repensando sobre ela dentro dos muros da escola e para além dela.

Acessar