Resumo

Este estudo tem como objetivo a humanização do processo de aprendizagem com o intuito de ampliar o repertório das ações pedagógicas do professor por meio das aulas de Educação Física em uma perspectiva cultural, no sentido da educação para o lazer. A Educação Física escolar por meio da educação para o lazer deverá ser um espaço para transformação e observação de princípios e valores, possibilitando aos educandos reflexões críticas e criativas para além da escola. No percurso metodológico, realizamos uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, a partir de obras relativas à educação física, cultura e lazer. Para os estudos das obras investigadas, realizamos as análises textual, temática, interpretativa e crítica. É essencial o desenvolvimento da Educação Física com sentido e significado para quem está aprendendo, visando a uma educação para o lazer articulando os saberes locais com os globais em todas as esferas humanas.

Referências

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994.

______. Educação Física e o conceito de cultura. 2. ed. Autores Associados, 2004.

DUMAZEDIER, Joffre. Questionamento teórico do lazer. Rio Grande do Sul: Celar/PUCRS, 1972.

FRAGA, Elisangela Aparecida Macedo; LOPES DA SILVA, Cinthia. Comunidades virtuais de internet: atualização do debate sobre lazer. Licere, v. 13, n. 3, p. 1-21, dez., 2010.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

¬______. Pedagogia da animação. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

______. Lúdico, educação e educação física. 4. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Rogério Cruz; DAOLIO, Jocimar. Educação intercultural e educação física escolar: possibilidades de encontro. Pensar a prática, v. 14, n. 2, p. 1-11, 2011.

PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. A recriação/ lazer no “jogo” da educação física e dos esportes. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 12, n. 1, 2, 3, p. 289-293, 1992.

______. Lazer e educação: desafios da atualidade. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e sociedade. Campinas, SP: Alínea, 2008.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHWARTZ, Gisele Maria; MOREIRA, Jaqueline Castro Castilho. O ambiente virtual e o lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e cultura. Campinas, SP: Alínea, 2007.

VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 1, p. 25-41, 2009.

Acessar