A Educação Física Escolar no Ensino Fundamental Norio Grande do Sul Uma Análise Duas Realidades
Por João Carlos Piccoli (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Apresente investigação, de característica comparada, teve comofinalidade examinaro significado das semelhançase diferenças que existe entre a prática da EducaçãoFísica nas escolas estaduais de EnsinoFundamental no RS, observa das em 1984e em 2001.Tal tarefa foi concretizada utilizando-se os princípios da análisecomparada de BEREDAY (1964) através do qual as semelhanças e diferenças na prática da Educação Física no ensino fundamental utilizando-se as etapas da descrição, interpretação, justaposição e comparação. Asinstituições envolvidas na investigação foram esco las estaduais de Ensino Fundamental do RioGrande do Sul, escolhidas aleatoriamente, por Coordenadoria Regional de Educação. Aamostra foi composta por 10% das escolas circunscritas em cada região educacional, totalizando 170 escolas e 30 Coordenadorias.