Resumo

O presente estudo tem, como temática, a Educação Física no Estado de Goiás e a formação continuada de professores – realidade e perspectivas –, em que procuro analisar a não formação profissional como um dos fatores da baixa qualidade do ensino desta disciplina. O objetivo central do estudo é analisar a qualidade do ensino da Educação Física pelo viés da formação continuada. Para isso, busquei realizar uma pesquisa qualitativa junto a um Encontro de Formação continuada de professores, promovido, pela Secretaria de Estado da Educação, nos anos de 2000 e 2001. Para a construção deste trabalho, optei por apresentar a situação da Educação Física em Goiás, a partir dos anos de 1960, década que culmina com a criação da primeira Escola de formação de professores. Faço uma abordagem sobre as duas Instituições, que já colocaram no mercado de trabalho vários professores de Educação Física, desvelando seus currículos e o referencial teórico que sustenta a formação profissional de cada uma delas. Para a compreensão sobre formação inicial e continuada, que dará sustentação teórica à minha pesquisa, apresento um capítulo, no qual procuro dialogar com pesquisadores que vêm tratando deste assunto nos últimos 5 anos. Concluindo, apresento dados da pesquisa e, nas considerações finais, aponto saídas, como a formação de um grupo multi-institucional, para que o ensino da Educação Física escolar em Goiás vislumbre um salto qualitativo no que diz respeito a novas metodologias de ensino, respaldadas em referenciais crítico-progressistas.

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