A educação física escolar frente aos desafios da educação inclusiva

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA e os desafios da inclusão . páginas 107 - 142

Resumo

Para iniciar uma reflexão e uma conversa acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física Escolar, é importante tecer alguns comentários a respeito do seu desenvolvimento no meio educacional brasileiro. Sabe-se que a Educação Física sofreu, ao longo dos tempos, várias influências conforme as tendências e perspectivas educacionais adotadas em cada momento histórico que ainda encontram eco em suas aulas nos dias de hoje. Para Bracht (1989), os conteúdos da Educação Física Escolar foram, e têm sido, determinados por instituições não vinculadas à escola, tais como a instituição médica, a militar e a desportiva. No mesmo caminho, Soares (1994, p. 85) afirma que “[...] a Educação Física no Brasil se confunde em muitos momentos de sua história com as instituições médicas e militares. Em diferentes momentos, estas instituições definem o caminho da Educação Física, delineiam o seu espaço e delimitam o seu campo de conhecimento.