Resumo

Resumo em português: Este estudo busca compreender, na Revista de Educação Física, no período que vai de 1932 a 1952, as relações estabelecidas entre propostas de práticas e conteúdos para as aulas de Educação Física escolar e concepções pedagógicas de Jean- Jacques Rousseau, Edouard Claparède e John Dewey. Para tanto, realiza dois movimentos: mapeamento da produção sobre Educação Física escolar na Revista e análise, nessa produção, de apropriações feitas pelos articulistas de concepções pedagógicas presentes nesses autores. Para alcançar esses objetivos, mobiliza as noções de apropriação e de representação presentes nas proposições de Roger Chartier. O mapeamento mostra que a Educação Física escolar, na Revista, incorporou conhecimentos de diferentes campos, como a Pedagogia, a Psicologia, a Antropometria, a Biotipologia e a Medicina, evidenciando um caráter multidisciplinar para a disciplina Educação Física no âmbito escolar. A análise sobre os articulistas indica que a Educação Física escolar foi produzida por autores militares de diferentes patentes, e também por civis, com diversas funções, como professores, inspetores de ensino e médicos. O cotejamento entre as obras de Jean-Jacques Rousseau, Edouard Claparède e John Dewey e os artigos sobre escola indica que suas concepções pedagógicas foram apropriadas pelos articulistas como suporte teórico na elaboração de propostas para o ensino da Educação Física na escola. Assim, a Revista de Educação Física constituiu uma das portas de entrada para a circulação de um ideário escolanovista na Educação Física brasileira, utilizada por seus editores/autores como estratégia (CERTEAU, 1994) para a consolidação do discurso da Educação Física como prática a ser inserida na escola, nesse período.

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