Resumo
Esse estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar como os conteúdos de Educação Física foram trabalhados nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da cidade de Teresina (PI), através da percepção dos alunos participantes. Os conteúdos de Educação Física são objeto de grandes discussões e debates na atualidade, no sentido de compreender sua estruturação no contexto pedagógico, bem como a provável existência do esporte e da recreação como conteúdos predominantes nas aulas. Tais conhecimentos ainda deixam muitos profissionais da área a questionarem sua prática pedagógica, devido à forma não contextualizada que são repassados aos alunos, o que se configura como algo que não gera aprendizagem, como preconiza o seu conceito. Considerando que a organização, sistematização e diversificação dos conteúdos escolares, constituem-se uma forma de direcioná-los para uma aprendizagem satisfatória, é que se procurou investigar como estavam sendo trabalhados nas aulas de Educação Física e quais os de maior predominância nas aulas. A amostra foi composta por 89 (n=89) alunos matriculados regularmente e frequentando as aulas de Educação Física, sendo que 24 eram da Unidade Escolar Pires de Castro, 16 da Unidade Escolar Joca Vieira, 30 da Unidade Escolar Prof. Edgar Tito e 19 da Unidade Escolar São Paulo. A média de idade dos alunos por escola foi de 17,04. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões fechadas e mistas, perfazendo um total de 35 questões, contendo alternativas baseadas na escala de Likert, com os seguintes itens: nunca (1), pouco (2) às vezes (3), com frequência(4) e sempre (5). As respostas foram agrupadas em categorias de acordo com o grau de afinidade entre elas, perfazendo um total de seis categorias. O tratamento estatístico foi a análise estatística descritiva e de frequência relativa. O programa utilizado foi o Programa Estatístico SPSS 20.0. Os resultados mostraram que, os conteúdos mais trabalhados nas aulas foram as modalidades esportivas, sendo o voleibol mais predominante (16,5%), seguido do futebol/futsal (14,5%) e do jogo queimada (9,4%). Através dos resultados pode-se observar na prática de Educação Física, que ainda predominam os modelos tradicionais de ensino, havendo também o resgate dos jogos tradicionais nas aulas. Portanto, percebe-se ser necessária melhor organização dos planejamentos, diversificação e aprofundamento dos conhecimentos, para que os conteúdos sejam direcionados para uma aprendizagem mais satisfatória no Ensino Médio.