A Educação Física Escolar: Uma Visão dos Discentes do Ensino Médio
Por Nubia Marina Mesquita Soares (Autor), Jurandir Fernandes Cavalcante (Autor), Luiz Torres Raposo Neto (Autor), Valmir Arruda de Sousa Neto (Autor), Francisco Getúlio Alves Moreira (Autor), Eduardo de Lima Melo (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor).
Resumo
A Educação Física na escola proporciona momentos de reconhecimento do corpo, no qual busca o desenvolvimento integral, oportunizando a promoção da saúde e lazer, assim como a conscientização dos benefícios das atividades físicas. Deste modo o presente estudo buscou identificar a percepção dos alunos com relação a aplicação dos conteúdos de Educação Física no ensino médio. Trata-se uma pesquisa de campo do tipo quantitativa descritiva, no qual foi utilizado um questionário estruturado. Os resultados indicaram que 74% dos entrevistados entendem as aulas de Educação Física na formação escolar como extremamente relevante e 22% relevante, apenas 2% consideram irrelevante e desnecessário. Para 65,4% a Educação Física está diretamente ligada à promoção da saúde, qualidade de vida, já 20% destacam o esporte, seguido 11% como disciplina escolar, lazer e recreação com 1%. No conteúdo, explicitamente 56% determinaram o esporte como conteúdo preferido, seguido da dança com 25%, lutas e jogos, com 8% e ginástica sendo a menos preferida com apenas 3%. Pode-se constata que a Educação Física é considerada relevante na formação escolar, sendo equiparada a saúde. O esporte, dentre os demais, foi o conteúdo destacado, as aulas práticas foram apontadas como fator motivante e a infraestrutura da escola como desmotivante. Portanto torna-se necessárias ações que abordem o ensino da Educação Física no ensino médio, rompendo com uma ideologia de uma Educação Física tradicional, conduzido por padrões estabelecidos e codificados. Assim, sugere-se aos profissionais, cientes de sua importância no desenvolvimento integral do educando, que propaguem o conhecimento da cultura corporal de movimento.