A Educação Física na BNCC: Desafios da Escola Republicana
Por George Ivan da Silva Holanda (Autor), Jane Vanuza Lasch (Autor), Rodrigo Francisco Dias (Autor).
Resumo
O presente estudo consiste em um ensaio teórico que apresenta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento capaz de possibilitar uma tradição curricular para a Educação Física Escolar. Para isso, recorre a discussão filosófica de González e Fensterseifer a respeito da característica republicana e democrática da escola. Procura-se, por fim, destacar os aspectos positivos da efetivação de um currículo comum nacional e como isso pode contribuir para a legitimação da Educação Física enquanto um componente curricular necessário para a escola republicana.
Referências
ALMEIDA, Luciano de. Linguagem e experiência: pensando a educação física na escola republicana. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. Ijuí, 2016.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.
BOSCATTO, Juliano, Daniel; IMPOLCETTO, Fernanda, Moretto; DARIDO, Suraya, Cristina. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a educação física? Motrivivência, V. 28, n° 48, setembro/2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DARIDO, Suraya. Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.18, n. 1, p.61-80, jan./mar. 2004.
FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo. Linguagem, hermenêutica e atividade epistemológica na Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 243-256, 2009.
FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando, Jaime. Desafios da legitimação da Educação Física na escola republicana. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, n. 2, v1, julho a dezembro de 2013.
FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando, Jaime; SILVA, Sidinei. Pithan da. Educação Física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25070, 2019.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar II. Cadernos de Formação RBCE. p. 09-24, set. 2009.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar II. Cadernos de Formação RBCE. p. 10-21, mar. 2010.
IMPOLCETTO, Fernanda, Moretto; DI THOMAZZO, Aline; BONFÁ, Ana, Cristina; BARROS, André, Minuzzo; SÁ, Carolina, Strausser; BROUCO, Gisely, Rodrigues; RODRIGUES, Heitor; TERRA, Janaina; IÓRIO, Laércio, Schwantes; VENANCIO, Luciana; ROSÁRIO, Luiz, Fernando; JUNIOR, Osmar, Souza; GASPARI, Telma; BATTISTUZZI, Valéria, Marciel; DARIDO, Suraya, Cristina. Educação física no ensino fundamental e médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2007, v. 6, p. 89-109.
IMPOLCETTO, Fernanda, Moretto; DARIDO, Suraya, Cristina. Possibilidades para a sistematização do voleibol na Educação Física escolar. Revista brasileira de Ciência e Movimento. 19 (2), p. 90-100, 2011.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1994.
LIBÂNEO, José, Carlos Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MARTINELE, Telma, Adriana, Pacífico et. al. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência. v. 28, n. 48, p. 76-95, setembro/2016.
NASCIMENTO, Marco, César, Pereira. Uni-Duni-Tê: professores selecionando conteúdos em uma crise da educação física. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2006.
OLIVEIRA, André, Barbosa. Apresentação. In: GRESPAN, M. R. Educação física no ensino fundamental: primeiro ciclo. Campinas: Papirus, 2002.
PAES, Roberto, Rodrigues. A pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, D. Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RIBEIRO, Renato, Janine. A República. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
Downloads
PDF/A
Publicado
2021-03-03
Edição