Resumo

O objetivo do estudo foi fazer um diagnóstico sobre as aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na região sul do país, envolvendo questões sobre o professor, o seu trabalho pedagógico e a estrutura física para as aulas. A pesquisa foi desenvolvida em caráter descritivo, utilizando-se de entrevista semiestruturada junto a nove docentes lotados em escolas públicas da região e questionário para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Foi realizada análise de conteúdo e também o demonstrativo em números absolutos e proporções das variáveis sobre o grupo estudado. Foram elevadas as taxas de reprovação e evasão na EJA. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes e a avaliação se concentrou principalmente na presença e participação nas aulas. Foi observada uma preocupação por parte dos professores em relação à falta de infraestrutura para o desenvolvimento das aulas no período da noite. A escola deve considerar as especificidades do aluno trabalhador da EJA para que isso contribua para sua permanência e para que as aulas tenham mais significado para ele. Dessa forma, poderá reduzir alguns obstáculos desta modalidade de ensino.

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