A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Um Diagnóstico em Escolas do Sul do Rio Grande do Sul
Por Edison Duarte Coelho (Autor), Patricia Machado da Silva (Autor), Mario Renato de Azevedo Júnior (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 14, n 2, 2018. Da página 68 a 84
Resumo
O objetivo do estudo foi fazer um diagnóstico sobre as aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na região sul do país, envolvendo questões sobre o professor, o seu trabalho pedagógico e a estrutura física para as aulas. A pesquisa foi desenvolvida em caráter descritivo, utilizando-se de entrevista semiestruturada junto a nove docentes lotados em escolas públicas da região e questionário para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Foi realizada análise de conteúdo e também o demonstrativo em números absolutos e proporções das variáveis sobre o grupo estudado. Foram elevadas as taxas de reprovação e evasão na EJA. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes e a avaliação se concentrou principalmente na presença e participação nas aulas. Foi observada uma preocupação por parte dos professores em relação à falta de infraestrutura para o desenvolvimento das aulas no período da noite. A escola deve considerar as especificidades do aluno trabalhador da EJA para que isso contribua para sua permanência e para que as aulas tenham mais significado para ele. Dessa forma, poderá reduzir alguns obstáculos desta modalidade de ensino.
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