Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a educação física e a oficina de atletismo na educação de tempo integral no município de Maringá-PR, com vistas à apresentação de possíveis caminhos para esse conteúdo nesse contexto de ensino. A pesquisa foi realizada com uma abordagem descritiva de caráter documental e de campo, com a aplicação de questionário a vinte e dois professores de educação física da rede de Maringá que atuam na oficina de atletismo na educação de tempo integral. O tratamento dos dados da pesquisa com os professores aconteceu com análise de conteúdo de Bardin (2016). A revisão de literatura revelou que diferentes aspectos influenciam as políticas educacionais da educação de tempo integral no Brasil, que consolida uma proposta de ensino muito distante do que as defendidas por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Nos dias atuais esse modelo de educação assume um papel de proteção social. Para acontecer uma educação de qualidade e desenvolvimento integral é necessário pensá-la em sua totalidade. Nesse contexto, a Educação Física como disciplina escolar, possuí um conhecimento próprio e na relação com o todo pode incidir na formação integral dos indivíduos, assim como o atletismo, por ser considerado esporte base, e muito pode contribuir com o processo de desenvolvimento. Para tanto, o ensino precisa acontecer pelas dimensões do conhecimento: conceitual; atitudinal; procedimental, de modo que as atividades não sejam somente para cumprir com carga horária. Constatou-se que muito já foi realizado para a educação de tempo integral e o município teve uma grande expansão nessa configuração de ensino. Contudo, o crescimento numérico apontado deve ser analisado com cautela e não pode ser tratado como sinônimo de qualidade de educação e de desenvolvimento integral dos alunos, pois, são muitos fatores que influenciam essa ocorrência.

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