A Educação Física na Educação Infantil: os Jogos e a Perspectiva das Crianças
Por Milena Vasconcelos Medeiros (Autor), Letícia de Jesus Lima (Autor), Alice Pequeno de Brito (Autor), Jakeline de Souza Pinheiro (Autor), Victória Baía Pinto (Autor), Renan Santos Furtado (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A escolha do tema justifica-se pelo fato dos jogos serem relevantes como conteúdo nas aulas de Educação Física (EF). Tais atividades contribuem no desenvolvimento infantil (FREIRE, 1989). Sendo o jogo um feito polissêmico, e presente em várias etapas da vida social, conforme sugere Huizinga (1980), apontamos que existe um interesse peculiar da EF com o jogo, que é justamente a sua dimensão de experiência corporal. Trata-se de um relato de experiência com o objeto de analisar a compreensão e o significado que as crianças da Educação Infantil (EI) das turmas Pré-I e Pré-II da Escola de Aplicação da UFPA produzem a cerca do jogo nas aulas de EF.