A Educação Física na EJA e a corrida de orientação: uma prática da natureza no meio urbano

Por Jacqueline Cristina Jesus Marins (Autor).

Parte de Escrevivências da Educação Física Cultural - Vol. 1 . páginas 92 - 115

Resumo

A experiência aqui narrada é fruto do trabalho realizado durante o segundo semestre de 2018 no Cieja Aluna Jéssica Nunes Herculano. A escola é um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos e recebe estudantes a partir de quinze anos de idade. Uma das características da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a pluralidade dos sujeitos atendidos. A escola é composta por jovens que ainda não entraram no mercado de trabalho, pessoas com deficiência, aposentados, mulheres que têm como ocupação o trabalho doméstico não remunerado, trabalhadores, pessoas em liberdade assistida, enfim, a escola é composta por sujeitos que possuem diferentes histórias e percursos de vida, se aproximando muitas vezes na relação abalada que tiveram com as escolas em outros momentos de suas vidas. Participaram desse trabalho as turmas dos módulos I, II e III, que correspondem às etapas de Alfabetização, Básica e a Complementar. As aulas de Educação Física acontecem uma vez por semana e, por questões de espaço físico, as vivências acontecem na rua em frente à escola, que está instalada em uma casa.