A Educação Física na UFF e Seu Diálogo com a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Por Ana Carolina Souza Guimarães dos Santos (Autor), Rosa Malena de Araújo Carvalho (Autor), Bruno Soares do Nascimento (Autor), Lara Holmes R. Serrano (Autor), Thalita Rangel Neves (Autor).
Resumo
Introdução: a Constituição (BRASIL, 1988) prevê que a educação seja um direito de todos, inclusive para aqueles que não tiveram acesso ou que por algum motivo não puderam ter na idade adequada. Assim surge a Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo supera o caráter compensatório e nos convida compreender a educação como um processo permanente, visando à criação de uma sociedade solidária e heterogênea. A educação física, por sua vez, traz conteúdos que podem potencializar o contexto diverso e complexo da EJA, no qual as práticas corporais, lúdicas e de lazer inserem-se em um conjunto de múltiplas oportunidades educativas. Na UFF, mas especificamente no curso de educação física, a modalidade nos é apresentada como disciplina optativa; projeto de pesquisa; projeto de extensão - dos quais fazemos parte. Objetivo: apresentar as diferentes formas com que os discentes em educação física têm contato com a EJA, e suas percepções. Metodologia: essas ações fazem parte do grupo de pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), cujas questões centrais são referentes à corporeidade e à EJA. Através de referencial teórico em que a EJA e a escolas são problematizadas, nos inserimos em diferentes projetos. Desenvolvimento: todos os projetos objetivam dialogar e problematizar sobre a cultura corporal hegemônica (COLETIVO DE AUTORES, 2012), trazendo novos olhares para a criação de propostas e de materiais pedagógicos que contribuam para o fortalecimento da modalidade (SOARES, 2008). Resultados: a pesquisa vem mapeando a presença da educação física na EJA das escolas de Niterói e seu entorno. O curso de extensão, assim como a monitoria em disciplina optativa, iniciada em 2017 e que aborda a modalidade, possibilita reflexões acerca da EJA na formação continuada e inicial de professores. Considerações Finais: essas ações acadêmicas em torno da EJA versam sobre as questões inerentes à modalidade - sua afirmação como direito à educação -; auxiliam na formação dos bolsistas, futuros docentes, a conhecer e a se inserir nessa modalidade e; destacam o papel da Universidade para essa formação.