Resumo

Asquestões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais sobre a educação escolar. Pesquisadores, profes sores, estudantes, familiares e governantes estão preocupados, mesmo embora com diferentes objetivos em exami nar e compreender a forma de como será operacionalidade do processo de escolarização que concretizarão o projeto de sociedade no início do século XXI. Éno, e pelo currículo escolar que poderemos identificar às concepções de educação, valores, cultura e conhecimento presentes na comunidade escolar; portanto, é a identidade da escola. Discutindo, analisando, experimentando e avaliando a proposta político pedagógica local é que o grupo de professo res de Educação Física vem estudando alternativas de como que a Educação Física pode, de fato, ser um componente curricular nesta fase da escolarização, e que a mesma deixe de ser classificada como um componente de outras áreas que se utilizavam da Educação Física para alcançar determinadas metas. Portando, a prática pedagógica da Educação Física, deve ser construída historicamente, na perspectiva de lutas e conquistas consolidadas, e não sim plesmente no amparo legal.

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