Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo estudar a prática pedagógica nas aulas de Educação Física do Colégio de Viçosa. Partindo deste ponto, procuramos entender como se dava esta prática e analisamos se ela poderia ser classificada como uma prática pedagógica; ou como uma atividade de lazer ou ainda como nenhuma das duas anteriores, sendo portanto um “nada”. Metodologicamente nosso trabalho se classifica como uma pesquisa histórica de abordagem qualitativa, partindo da utilização de fontes documentais, orais e iconográficas. Pelos resultados encontrados observamos que, se considerarmos os conceitos atuais de Lazer e de Prática Pedagógica, a prática da Educação Física naquela instituição poderia ser considerada um “nada”. Entretanto, podemos dizer que a Educação Física, ancorada num tempo e num lugar, representava papéis necessários àquele contexto, portanto, com outro sentido de Lazer e de Prática Pedagógica, afastando-se assim também da idéia do “nada”, mas de uma “outra” concepção de Lazer e de Prática pedagógica.

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