Resumo

Esta pesquisa versa sobre a educação física no contexto de modernização educacional em Goiás. Sendo assim, objetivou analisar a participação da educação física na modernização educacional em Goiás, no período de 1929-1937. E como objetivos específicos: levantar aspectos de modernização em Goiás; discutir os fundamentos da educação física no contexto de modernização educacional em Goiás; apresentar as narrativas sobre a educação física veiculadas em Goiás durante o período de 1929-1937. Trata-se, pois, de uma narrativa histórica subsidiada pelo corpus documental: jornal Correio Official do Estado de Goyas; revista A Informação Goyana; relatório do governador Pedro Ludovico Teixeira ao presidente da República Getúlio Vargas (1930- 1933); legislações educacionais e decretos correlatos à educação física que vigoraram em Goiás no período referente ao recorte da pesquisa; documentos do Fundo Lyceu de Goyas no Museu das Bandeiras. As referências teóricas de apoio, no que concerne à modernização e à modernização educacional em Goiás, foram Bretas (1991), Silva (1975), Borges (1990), Chaul (2010), Nepomuceno (1994), Pinto (2009). Quanto à educação física, Dias (2013, 2014), Soares (2004, 1998), Paiva (2004), Parada (2006), Schneider e Ferreira Netto (2008), entre outros. Quanto aos resultados, destaca-se que, através de conteúdos distintos, ou seja, ginásticas, jogos populares, jogos desportivos e esporte, a educação física participou da modernização da educação e da cidade através de uma educação do corpo que, contraditoriamente, buscou o controle e a liberdade.

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