A Educação Física no Contexto Político Pedagógico do Ifmt
Por Larissa Beraldo Kawashima (Autor), Elisangela Almeida Barbosa (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 1, 2022.
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o contexto político-pedagógico em que estão inseridas as aulas de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá, bem como descrever duas experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas no referido campus a partir de experiências anteriores em outros campi. O texto expõe duas configurações existentes para as aulas de Educação Física no ensino médio integrado da instituição, modalidade e Educação Física Escolar, descrevendo um breve histórico e apresentando a contextualização da realidade instalada, a influência dessa realidade no desenvolvimento dos conteúdos propostos e questões emergidas no processo de mudança dessa realidade. Após a descrição de cada experiência, observa-se que, se planejados de maneira fundamentada, a organização das aulas de Educação Física podem propiciar aprendizados relevantes, identificando pontos positivos e negativos e respeitando os limites de cada formato.