Resumo

Este relato refere-se a um projeto em desenvolvimento, com a participação dos professores da rede pública da grande Florianópolis e alunos da graduação em Educação Física da UFSC. Parte do entendimento quem, aos futuros licenciados em Educação Física, não basta conhecer conteúdos e técnicas de ensino apropriados, se não tiverem um contato real com o cotidiano da Escola Pública. Por outro lado, tem-se claro que os professores que atuam na Escola Pública, por diversas razões têm dificuldades de se manter atualizados a respeito das discussões que perpassam o âmbito da Universidade. Neste sentido, este é um projeto participativo de "mão-dupla", cuja reflexão parte das ações docentes ao nível da Escola, visando reorientar sua prática pedagógica, e que também contribui para contextualizar o ensino acadêmico, dando aos licenciados a oportunidade de vivenciar o fazer pedagógico na Escola. Como pano de fundo, busca-se a adequação de uma concepção crítico-emancipatória (baseada na Teoria Crítica e na Ação Comunicativa) para a Educação Física escolar.