Resumo

Essa investigação é fruto de um projeto de bolsa ensino do câmpus Salto nomeado de “Jogos: Ocupação do tempo e do espaço lúdico no IF Salto”, realizado durante três meses no ano de 2018. A Educação Física é uma das disciplinas que compõe o currículo escolar dos alunos de Ensino Médio Integrado do IFSP câmpus Salto, está presente com duas aulas semanais no primeiro e no segundo ano dos cursos de Automação e Informática. O projeto teve como meta fortalecer a relação entre lazer, lúdico e educação, promovendo práticas de artefatos lúdicos no tempo e espaço ocioso dos alunos, com ênfase no público do Ensino Médio Integrado que permanece um grande período de tempo na Instituição. O objetivo da pesquisa foi verificar qual a perspectiva do aluno de ensino médio sobre a Educação Física no ambiente escolar. A metodologia utilizada para coletar os dados foi a aplicação de questionário com abordagem qualitativa. A plataforma utilizada foi o googleforms. Participaram da pesquisa 189 alunos. Os resultados apontaram que sobre a importância da disciplina de Educação Física no ensino médio 87% dos alunos consideram importante, 9% não sabem dizer, e 3% consideram sem importância. Na abordagem metodológica 51% dos alunos preferem apenas aulas práticas, 45% práticas e teóricas, 2% apenas aulas teóricas e um aluno nenhuma delas. 76% dos alunos sempre participam das aulas, 22% as vezes e apenas 1 aluno respondeu que não participa. A grande maioria dos alunos participam por saúde, pelo gosto e por divertimento; um pequeno grupo aponta fazer as aulas por ser obrigatório. No sentimento relacionado a aula, grande parte dos alunos se sente bem e um grupo menor não gosta das aulas. Quanto ao conteúdo abordado 45% preferem esporte de invasão ou esporte de redes e raquetes, 20% jogos e brincadeiras ou lutas, 14% saúde e qualidade de vida. Conclui-se que, os alunos em sua maioria valorizam a disciplina de Educação Física no currículo, participam das aulas, e preferem a abordagem metodológico prática e teórica. Quanto aos conhecimentos da disciplina, os alunos legitimam mais os esportes de invasão e de redes que movimentam uma produção de saber e poder entre eles, construindo discursos verdadeiros que atribuem mais valor a essas práticas do que a outras.

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