A educação física no Exame Nacional do Ensino Médio: revisão de escopo
Por Andressa Marques da Silva (Autor), Ana Paula Dahlke (Autor), Giliane Dessbesell (Autor), Rute Viegas Nunes (Autor), Marcelo Skowronski (Autor), Alex Branco Fraga (Autor).
Resumo
O objetivo desta revisão é mapear de que modo as pesquisas acadêmicas abordam a relação entre a Educação Física e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto do sistema educacional brasileiro. A revisão seguiu as orientações delineadas no Manual Joanna Briggs Institute para síntese de evidências. A estratégia de busca foi conduzida em bases de dados situadas entre as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas. Foram encontradas 35 publicações sobre a temática, localizadas entre os anos de 2010 e 2022. Os resultados foram analisados qualitativamente em três eixos: estudos sobre os conhecimentos de Educação Física inseridos no ENEM, estudos que abordam impactos políticos, curriculares e pedagógicos dessa inserção e, estudos psicométricos. Por fim, esta revisão evidenciou a baixa representatividade e a rasa exigência cognitiva da Educação Física no exame, além da lacuna na literatura sobre o alinhamento entre o currículo do ensino médio e a matriz de referência do ENEM para esta disciplina.
REFERÊNCIAS
AROMATARIS, E.; LOCKWOOD, C.; PORRITT, K.; PILLA, B.; JORDAN, Z. (ed.). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01. Acesso em: 7 jun. 2024.
BELTRÃO, J. A. A Educação física na escola do vestibular: as possíveis implicações do ENEM. Movimento, v. 20, n. 2, p. 819-840, 2014.
BLOOM, B. S.; ENGELHART, M. D.; FURST, E. J.; HILL, W. H.; KRATHWOHL, D. R. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. Handbook I: Cognitive Domain. Michigan: David McKay, 1956.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. 2. ed. Editora Magister, 1997.
BRACHT, V.; GONZÁLEZ, F. J. Educação física escolar. In: González, F. J.; Fenstersefer, P. E. (org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2005. p. 150-156.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 jan. 2025.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: bases legais. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Lei n. 10.793, de 1º de dezembro de 2003: altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências. Dispõe sobre a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas de ensino básico. Brasília: Casa Civil, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.793.htm. Acesso em: 22 jan. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência Enem. Brasília: MEC/INEP, 2009.
BRITO, L. T.; DEVIDE, F. P. Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo. Pensar a Prática, v. 24, e65948, p. 1-27, 2021.
CARLAN, P. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica. Ijui: Unijui, 2018.
FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SCHWENGBER, M. S. V.; SILVA, S. P. Educação Física nas avaliações em larga escala brasileiras: balanço e desafios. In: BRASIL. Avaliações da educação básica em debate: ensino e matrizes de referência das avaliações em larga escala. Brasília: MEC/INEP, 2013. p. 357-380.
FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P.; GONZÁLEZ, F. J. Escola, conhecimento e democracia: o lugar da educação física. In: GALAK, E.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (org.). Por uma epistemologia da educação dos corpos e da educação física. Natal: EDUFRN, 2020. p. 15-31.
FERNANDES, A.; RODRIGUES, H. A; NARDON, T. A. A inserção dos conteúdos de educação física no ENEM: entre a valorização do componente curricular e as contradições da democracia. Motrivivência, n. 40, p. 13-24, 2013.
FERREIRA, A. F. Inserção da educação física como componente curricular no exame nacional do ensino médio. 2010. 45p. (Especialização em Treinamento Esportivo) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PJC/1/andr_ia_ferreira___monografia_especializa__o_pdf.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
FRANCHI, S.; FERREIRA, C. F.; FAGUNDES, F. M. Educação física no ENEM: valorização da cultura corporal? In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2016, Santa Cruz do Sul. Anais [...]. Santa Cruz do Sul, 2016. p. 1-7. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sepedu/article/view/14908/3459. Acesso em: 11 abr. 2024.
GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
KOHL, H. G. Educação física na educação básica e o novo enem: novos desafios e novas possibilidades. In: ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE SENAC, 4., 2010, Recife. Anais [...]. Recife, 2010. p.1-5. Disponível em: https://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/022_2010_ap_oral.pdf. Acesso em 11 de maio 2024.
MACHADO, S. S. G. A educação física no exame nacional do ensino médio. 2015. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8650. Acesso em: 13 jul. 2023.
MARQUES, R. A educação física no exame nacional do ensino médio: trajetória, conceitos e práticas pedagógicas. 2020. 238p. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/15269. Acesso em: 5 jul. 2024.
MARQUES, R.; GAMA, J. C. F.; OLIVEIRA JUNIOR, G. L.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. A educação física no ensino médio e os exames estandardizados: uma análise das questões do enem. Movimento, v. 27, p. e27076, 2021.
MARQUES, R.; STIEG, R.; PAULA, S. C.; NEGREIROS, H. L.; SANTOS, W. Educación física en el examen nacional de escuela secundaria de Brasil: análisis de las preguntas en el periodo 2009-2017. Revista Calidad en la educación, n. 53, p. 113-146, 2020.
MARQUES, R.; STIEG, R.; SANTOS, W. Estratégias pedagógicas de educação física destinadas à preparação dos alunos para o Enem. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5042/9812. Acesso em: 5 jul. 2024.
MEDEIROS FILHO, A. E. C.; SOUSA, L. A.; SOBRAL, A. E. B.; TROMPIERI FILHO, N. Relações entre o desempenho em educação física e as áreas de conhecimento no exame nacional do ensino médio (ENEM). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2017. p. 1702-1719. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/36156/1/2016_eve_aecmedierosfilholasousaaebsobralntrompierifilho.pdf. Acesso em: 7 jun. 2024.
MUÑIZ, J. Testes psicológicos: teoria e aplicação. Editora Labjor, 1998.
NOVAES, R. C. A Educação física no exame nacional do ensino médio. 2015. 106p. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/8245. Acesso em: 7 jun. 2024.
NOVAES, R. C.; MELLO, J. G.; SOARES, A. J. G.; TELLES, S. de C. C. A Educação física no novo Enem: um estudo analítico de conteúdo. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, p. e06964, 2021.
PEREIRA, A. I. A Educação física no Enem: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do Enem de 2009 - 2012. 2015. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Educação Física) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/581d1575-a62d-443c-9f8d-e02643c2f25e/content. Acesso em: 8 jun. 2024.
PEREIRA, E. M. L.; BARBOSA, R. R. G.; GÓIS, P. K. M. A educação física no Enem: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do Enem de 2014-2018. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 6., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, 2019. p.1-6. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58242. Acesso em: 2 jun. 2024.
PIMENTEL, F. C.; ANDRADE, L. C.; SANTOS, M. V. C. Educação física cai no Enem: professor, você sabe quais foram os conteúdos mais recorrentes entre 2009 e 2019? Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-21, 2022.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; SILVA, A. G.; TAVARE, E. D.; SOUSA, L. A.; BASTOS, F. A. C.; CRUZ, F. N. I.; ALMEIDA, L. S. Aspectos psicométricos dos itens de educação física relacionados aos conhecimentos de esporte e saúde no exame nacional do ensino médio (Enem). Motricidade, v. 12, n. S1, supl., p. 143-156, 2016.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; SOUSA, L. A.; MEDEIROS FILHO, E.; OLIVEIRA, K. B.; CARVALHO, M. C. Educação física do exame nacional do ensino médio (Enem): uma revisão sistemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, n. 10, p. 71-75, 2017a. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.10.2743. Acesso em: 3 fev. 2025.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; SILVA, A. G.; SOUSA, L. A.; MARTINS, R. M.; ALMEIDA, L. S. Análise qualitativa dos itens de educação física via descritores do exame nacional do ensino médio (Enem). Holos, v. 8, p. 248-263, 2017b.
PONTES JUNIOR, J. A. F; SOUSA, L. A.; OLIVARES-MORAL, S.; CARVALHO, M.C; TROMPIERI FILHO, N. Estudantes da educação de jovens e adultos na educação física no Enem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, n. 10, p. 76-80, 2017c.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; SOUSA, L. A.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; CARVALHO, M. C. A.; MORAL, S. O. Integrative revision and psychometric analysis of physical education items in the national exam of upper secondary education (ENEM). Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e592974529, 2020.
PONTES JÚNIOR, J. A. F.; SOUSA, L. A.; SILVA, A. G. Itens de educação física do exame nacional do ensino médio (ENEM) via taxonomia de Bloom. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2015. p. 1626-1643. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24645/3/2015_eve_jafpjunior.pdf. Acesso em: 7 jun. 2024.
RODRIGUES, Y.; OLIVEIRA, K. B. B.; MEDEIROS FILHO, A. E. C; PONTES JUNIOR, J. A. F. Desempenho de diferentes públicos nos itens de educação física no Enem 2015: um olhar sobre a EJA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2017. p. 1682-1701. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322210686_desempenho_de_diferentes_publicos_nos_itens_de_educacao_fisica_no_enem_2015_um_olhar_sobre_a_eja. Acesso em: 14 jun. 2024.
SANTOS, M. V. C. A linguagem corporal no ENEM: possibilidades para uma abordagem progressista em educação física. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 10., 2018, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, 2018. p. 122-123. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/SIEC/portalproec/obterTrabalhos/temp/ANAIS_SEPEF_2018v2.pdf. Acesso em: 5 maio 2024.
SILVA, R. V. C. Educação física: identidade, saberes e prática pedagógica após a participação da disciplina no exame nacional do ensino médio. 2013. 130p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=84100. Acesso em: 8 jun. 2024.
SOUSA, L. A. Análise psicométrica dos itens de educação física do exame nacional do ensino médio (ENEM) via teoria clássica dos testes. 2017. 69f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22251. Acesso em: 20 jun. 2024.
SOUSA, L. A. PONTES JUNIOR, J. A. F; BRAGA, A. E. Educação física no exame nacional do ensino médio: análise via teoria clássica dos testes. Actualidades Investigativas en Educación, v. 20, n. 1, p. 257-277, 2020.
SOUZA, L. A.; SOBRAL, A. E. B.; TROMPIERI FILHO, N. Educação física em avaliações de larga escala: o caso do exame nacional do ensino médio - ENEM. Revista Educação e Linguagem, v. 2, n. 1, p. 60-71, 2015.
TEIXEIRA, I. V. F.; SANTOS, S. D. G. Análise dos fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na educação física escolar. Olhar de Professor, v. 26, p. 1-21, 2023.
TEIXEIRA, K. L. Esportes coletivos nos itens de educação física do exame nacional do ensino médio. 2017. 41p. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UECE-0_613b9b3bf4ef992039da2835a6a764f4. Acesso em: 7 jun. 2024.
TRICCO, A. C.; LILLIE, E.; ZARIN, W.; O'BRIEN, K. K.; COLQUHOUN, H.; LEVAC, D.; MOHER, D.; PETERS, M. D. J.; HORSLEY, T.; WEEKS, L.; HEMPEL, S.; AKL, E. A.; CHANG, C.; MCGOWAN, J.; STEWART, L.; HARTLING, L.; ALDCROFT, A.; WILSON, M. G.; GARRITTY, C.; LEWIN, S.; GODFREY, C. M.; MACDONALD, M. T; LANGLOIS, E. V.; SOARES-WEISER, K.; MORIARTY, J. CLIFFORD, T.; TUNÇALP, O.; STRAUS, S. E. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMAScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, p. 467-473, 2018.
ZAGHI, F. H. L. S.; SIMÕES, R. Exame nacional do ensino médio: o que dizem os professores de educação física? Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 172-191, 2020.
ZAGHI, F. H. L. S. Educação física escolar e a prova do ENEM: convergências e divergências. 2014. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014. Disponível em: https://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/323. Acesso em: 8 jun. 2024.
ZAGHI, F. H. L. S.; SIMÕES, R. M. R.; CARBINATTO, M. V. Ginástica e exame nacional do ensino médio. Conexões, v. 13, n. esp., p. 115-126, 2015.
ZUCCHETTI, D. T.; OLIVEIRA, T.; SANFELICE, G. R. Implicações didático-pedagógicas: o Enem e a educação física no ensino médio. Revista Temas em Educação, v. 30, n. 1, p. 86-108, 2021.