A Educação Física no Novo Ensino Médio: a Ascensão do Notório Saber e o Retorno da Visão Atlética e Esportivizante da Vida
Por Gabriel Carvalho Bungenstab (Autor), Ari Lazzarotti Filho (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 52, 2017. 19 Páginas.
Resumo
O objetivo deste ensaio é discutir uma possível crise que a Educação Física (EF), enquanto componente curricular obrigatório do Ensino Médio, pode sofrer com a entrada de profissionais com o “reconhecido” notório saber e com a inclusão da formação técnica e profissional no arranjo curricular. Para desenvolver tal análise o presente texto teve como base a produção acadêmico-científica sobre o tema e a resolução do Ensino Médio com ênfase na ascensão/retorno do notório saber como novo agente integrante das ações na escola. Aponta que a entrada desse profissional retrocede aos avanços do campo desenvolvidos nos anos 1980, 1990 e 2000 quando a EF se consolida como disciplina curricular obrigatória e como campo acadêmico científico.