A Educação Física nos Institutos Federais: Impressões Iniciais Acerca dos Desafios, Possibilidades e Limites
Por Luciano de Almeida (Autor), Fabrício Döring Martins (Autor), Ivan Carlos Bagnara (Autor), Affonso Manoel Righi Lang (Autor), Paulo Evaldo Fensterseifer (Autor), Juliano Daniel Boscatto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Pensando na “nova” configuração delegada à Educação Física, após ser elevada ao status de disciplina e a consequente responsabilidade de tematizar e tratar pedagogicamente os temas relacionados à Cultura Corporal de Movimento (CCM), produzindo saberes específicos acerca dos mesmos (ALMEIDA; FENSTERSEIFER, 2018), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física dos/nos Institutos Federais (GEPEFIF), tem buscado estabelecer uma relação entre a organização curricular que orienta as aulas de Educação Física (EF) nos Institutos Federais (IFs), seus marcos legais e os referenciais de nosso campo de tematização, enfrentando o desafio de responder, mesmo que provisoriamente, algumas questões fundamentais para a legitimação da intervenção pedagógica na EF, pensada, nesta perspectiva, sob o prisma educativo e vinculada aos preceitos da escola republicana e democrática, sem esquecer, nesse caso, dos objetivos educativos dos IFs.