Resumo
Uma ação educacional, principalmente quando desenvolvida institucionalmente, pressupõe e exige, por parte do professor, reflexões e atitudes definidas em relação aos fundamentos em que busca estruturar-se. O objetivo desta pesquisa foi possibilitar ao professor, da qual fez parte voluntariamente, a construção de competências necessárias ao desenvolvimento da ação docente, de urna forma autônoma sendo capazes de criar, inventar, descobrir coisas novas, reelaborar conceitos e idéias, em uma atuação consciente e crítica, evitando assim, reproduções prontas e acabadas como se fossem verdades absolutas. Esse estudo, foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação com duração de trinta meses, com onze professores que atuavam na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Nesse processo de formação, partiu-se dos conhecimentos que os professores já possuíam, suas crenças, dúvidas, suas realidades conceituai e prática. Para diagnosticar o pensamento do professor utilizou-se de três instrumentos: avaliação situacional, entrevista semi-estruturada e filmagens de aulas ministradas pelos sujeitos atuando. Os mesmos procedimentos foram utilizados no final do estudo. Esta pesquisa teve suas bases conceituais norteadas pela Epistemologia Genética. Uma das mais importantes características dos pressupostos construtivistas envolve a produção do próprio conhecimento pelo professor, o que lhe permite construir novos entendimentos e saberes, solicitando dele um novo olhar sobre o processo educacional, sobre seus erros e acertos, e sobre os erros de seus alunos. Esse processo de formação continuada, possibilitou aos professores crescerem, quanto á realização profissional e ao desempenho de suas reais funções, adotando posturas de pesquisador. Em sala de aula, conseguiram perceber rapidamente as manifestações dos alunos decorrentes de suas intervenções e reelaboraram seu fazer pedagógico possibilitando a melhoria do ensino e das aprendizagens dos seus alunos. De acordo com os resultados encontrados, pode-se afirmar que os professores reconceituaram seus conhecimentos e melhoram sua prática docente.