A EducaÇÃo FÍsica no Processo Inclusivo: Um Estudo de Caso no MunicÍpio de SÃo JoÃo da Boa Vista-sp
Por Rachel Barbosa Poltronieri Florence (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor).
Em Conexões v. 2, n 2, 2004. Da página 75 a 86
Resumo
Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Palavras-Chave: Educação Especial; Educação Física; Diversidade.