Resumo
Trata-se de um estudo bibliográfico que – abarcado um período que vai do século XIX até os dias de hoje – procurou-se investigar as concepções através das quais a Capoeira, entendida como uma manifestação da cultura corporal brasileira, vem sendo concebida pela Educação Física, área acadêmica dentro da qual este trabalho ganhou forma. Para tanto, realizou-se a análise de obras provenientes dos campos de conhecimento antropológico, histórico e sociológico; do senso comum presentes no interior do meio capoeirístico e originarias do ecletismo existentes dentre os professores de educação física. Esta analise propiciou uma investigação das inter-relações estabelecidas entre a Capoeira e a pratica educativa denominada educação física. Verificou-se a submissão da Capoeira, em determinados momentos históricos, aos sentidos assumidos pela educação física na sua ação educativa, buscando imprimir-lhe características próprias aos métodos utilizados em seu fazer pedagógico. Tal fato pode ser atribuído principalmente ao caráter marginal assumido pela Capoeira, que teve seu berço na escravidão negra no Brasil, e ao desejo das Forcas Armadas e de intelectuais ligados a Educação em domestica-la segundo os padrões societários hegemônicos. Por outro lado, também foi possível notar que a Capoeira assimilou os decursos e métodos provenientes da pratica educativa gerada pela educação física. Isso se refletiu na incorporação, década de 1930, dos valores inerentes a educação física, detectando nesta ação a possibilidade de seu reconhecimento social e de sua liberalização. No entanto, estes valores, ao serem incorporados pelo meio capoeirístico, foram por ele simultaneamente reconceituados, dando trato ao que se chamou de a reinvenção da tradição da Capoeira. Constatou-se ainda que as inter-relações entre os objetos investigados nem sempre se estabeleceram de forma unânime, tanto nos setores que compunham o universo da educação física, quanto naqueles afetos ao meio capoeirístico. Mais do que a inexistência de unanimidades, esse estudo, ao apontar as inter- relações entre os objetos em apreço no atual momento histórico, analisa a ausência de elementos consensuais sobre a maneira de conceber a Capoeira no universo das praticas corporais tidas por um segmento dos profissionais de educação física como de sua exclusiva competência, situação essa categoricamente refutada por parte do meio capoeirístico. É a analise deste debate, encetada por este trabalho, que permite ao final apreender o contexto do cotejo entre os valores tradicionais e os impostos pelo mundo globalizado, hoje presentes na Capoeira sob os olhares atentos da Educação Física, aqui agora ratificada na sua expressão de área acadêmica.