Resumo

O artigo a seguir faz uma abordagem exploratória do direito à educação inclusiva de pessoas com deficiência motora em formação de professores de educação física. Para isso, propôs-se o objetivo geral: conhecer os modos e procedimentos realizados pelas instituições de ensino superior -localizadas geograficamente na Cidade Autônoma de Buenos Aires e na Província de Buenos Aires- que ditam a carreira docente em Educação Física- para incluir pessoas com deficientes que escolhem a carreira docente. Metodologicamente, utilizou-se a entrevista semiestruturada e como mecanismo de coleta de dados foram entrevistados diretores de ensino e alunos de diferentes instituições de ensino superior, bem como diversos documentos que continham referências explícitas à educação inclusiva ou às pessoas com deficiência. Em relação aos resultados encontrados, pode-se dizer que, embora o que se apurou esteja de acordo com o descumprimento do direito à educação inclusiva das pessoas com deficiência em termos gerais, o ensino, a representação que tem de ser professor. e a certificação de estudos profissionais evidencia-se como um incômodo para o cumprimento do direito à educação inclusiva, não só na área específica da educação física, mas também no ensino em geral.

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