A educação inclusiva e seus efeitos no contexto da escola regular
Por Francisca Sueli Farias Nunes (Autor), Luiza Lúlia Feitosa Simões (Autor), Thaidys da Conceição Lima do Monte (Autor).
Parte de Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? . páginas 61 - 76
Resumo
O processo de construção de uma escola inclusiva, alicerçado sobre sólidos argumentos históricos, teóricos e jurídico ganhou papel de destaque nos estudos de professores, pesquisadores e estudiosos há algum tempo. Assim, esta investigação buscou refletir sobre os impactos da política de inclusão dos alunos da Educação Especial no contexto da escola de ensino regular. A legislação brasileira preconiza a Educação como direito público subjetivo e apresenta marcos fundamentais para a perspectiva inclusiva quando assevera a igualdade de condições para o acesso e a permanência dos alunos na escola. Assim, a escola que durante anos construiu sua base educacional pautada no paradigma da segregação que separava os alunos em razão de suas diferenças, vivencia o grande desafio de rever suas práticas para ensinar todos os seus alunos