A Educação Olímpica em Tempos de Pandemia e Ensino Remoto
Por Sérgio Oliveira dos Santos (Autor), Natália Kohatsu Quintilio (Autor), Carlos Rey Perez (Autor).
Resumo
Com a chegada da pandemia de coronavírus no Brasil e com a migração do ensino presencial para o ensino remoto, o sistema educacional, como um todo, precisou se reinventar. Desde 1996 o ensino brasileiro passou a ser alicerçado pelo aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver e, na década de 1970, a Educação Olímpica (EO) propõe um ensino para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. A EO, na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, se faz presente há, pelo menos, dois ciclos olímpicos, caracterizando-se como uma proposta interdisciplinar. Em consonância com uma atitude colaborativa e de corresponsabilidade, foi proposto, aos professores de educação física da referida rede, um trabalho colaborativo de construção de sequências didáticas, cujo tema, foi: ‘Olimpismo: educação e integração cultural para o desenvolvimento humano por meio do esporte’.