Resumo

Essa encenação tem como objetivo afirmar a dança como uma forma de expressão e possibilidade formativa, crítica e cognitiva. Nesse sentido, utilizamos a pesquisa empírica com análise teórica- filosófica e discursiva fundamentada nas contribuições de Theodor W. Adorno para estruturar nossas afirmações. Nossa trajetória apresenta através de um esemble, quais as maneiras em que a dança e seus elementos constituintes podem ser verdadeiramente significativos para o seu ensino na escola, percebendo como a arte, como a dança, podem contribuir efetivamente para a formação do sujeito. A ida ao objeto é a metodologia que utilizamos para analisar como conceito e realidade constituem-se impedimento e possibilidade, na afirmação da dança enquanto experiência formativa na educação básica do estado de Goiás. Apresentamos os equívocos desses contrapontos, observando, a partir dos pressupostos de Theodor W. Adorno, que a distância mantida entre eles constituem-se como a perpetuação de sua polaridade e de sua condição definitiva. Concebemos o esclarecimento como a possibilidade que ainda nos resta para restituir a esperança que tem sido cotidianamente esfacelada pelo falso. Não sendo apenas isso, entendemos que a crítica permanente constitui-se como uma mola propulsora que tem condições de nos conduzir a outros horizontes com outras possibilidades. Esse trabalho foi desenvolvido no Núcleo de História e Filosofia da Educação e orientado pelo Prof. Dr. Bruno Pucci.

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