Resumo

São muitas as possibilidades de investigação da obra de Wilhelm Reich, médico que, embora não fosse pedagogo de profissão, era um eterno preocupado com a tríade: sexualidade, criança e educação. Praticamente desconhecido no campo educacional, Reich oferece contribuições que merecem ser investigadas, sobretudo por vincularem a educação à aposta na possibilidade de profilaxia de neuroses, quiçá, a um futuro melhor. Com a intenção de investigar esse particular, a tese, para fins de organização didática, será dividida em três grandes momentos. Primeiro: apresentaremos alguns elementos essenciais para o conhecimento do homem Reich, particularmente no que diz respeito à sua formação cultural de base judaico-alemã e o faremos pautados numa análise biográfica e autobiográfica reveladora da sua educação, a qual, ao menos em parte, inspirou suas elaborações teóricas e críticas; segundo: procuraremos inseri-lo na discussão reinante entre psicanálise e educação averiguando, com base em textos de Sigmund Freud, as interferências da psicanálise freudiana em suas próprias preocupações educacionais; terceiro: adentraremos sua obra afim de apreendermos, no âmbito da teoria da economia sexual, o espaço da educação, que em consonância com a sexualidade e sua constante repressão - sobretudo infantil -, e mediante intensos envolvimentos institucionais e sociais -como a Associação Psicanalítica Internacional e o Partido Comunista -, delineia aquilo que, talvez, possa ser considerado como uma teoria educacional de base reichiana. Ainda que a educação assuma na obra reichiana uma perspectiva ampla, de médio/longo prazo, cujo sucesso dependeria de fatores diversos, isso não o impede de revelar afinidades pedagógicas entre os princípios daquilo que denominou como "pedagogia econômico-sexual" e o trabalho no campo educacional de autores como Alexander Sutherland Neill, fornecendo-nos subsídios para refletirmos acerca da educação contemporânea.

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