Resumo

0 PRESENTE ESTUDO TEVE_COMO OBJETIVO VERIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS DE DEMONSTRAÇÃO DO PROFESSOR, VIDEO-TAPE E CRIANÇA, NA AQUISIÇAO E RETENÇÃO DE UMA DESTREZA MOTORA FECHADA, EXPLICADAS A través da Teoria de Processamento de Informações. A amostra consis­tiu DE 60 ESCOLARES," NA FAIXA ETARIA DE 10 A 12 ANOS, PERTENCENTES A Rede Oficial de Ensino de Londrina-PR, subdivididos em 3 grupos expe RI MENTA IS DE 20 ESCOLARES CADA, SENDO 10 DO SEXO MASCULINO E 10 DO FE MININO, Para cada grupo foi utilizado ummodelo diferente na demons­tração de uma seqüência de Ginastica Artística.A tarefa consistiu em APRENDER UMA SEQÜENCIA LÓGICA DE.10 MOVIMENTOS EM ORDEM SERIAL E RE~ CORDÁ-LOS APÓS UM INTERVALO DE 7 DIAS. 0s RESULTADOS I ND ICARAMQUE O MODELO PROFESSOR E CRIANÇA PROPORCIONARAM A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UM MENOR NUMERO_DE TENTATIVAS_QUANDO COMPARADO AO MODELO VIDEO-TAPE. Quanto a retenção da informação_na memória de_longa duração, consta­tou-se QUE NÃO HOUVE DETERIORAÇÃO DA INFORMAÇÃO, NÃO TENDO OCORRIDO DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A APRENDIZAGEM INICIAL E O TESTE DE RETENÇÃO. A CAPACIDADE MEDIA DE RETENÇÃO IMEDIATA DA INFORMAÇ_AO NA ME MÓRIA DE CURTA DURAÇÃO, INDEPENDENTE DO MODELO DE DEMONSTRAÇAO UTILi ZADO, FOI EM TORNO DE 4 A 5 MOVIMENTOS.

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